Você já parou para se perguntar a diferença entre o "agente" e o "a gente"? Para quem sabe a diferença parece óbvio, mas para quem não sabe, a dica a seguir ajudará e muito.

Quantas vezes já nos deparamos com um professor sublinhando nossos erros de português em textos, ou escrevendo corretamente a palavra em cima da que escrevemos errada? O que acontece é que dificilmente esses professores nos explicam a diferença de um para o outro.


Isso não se aplica apenas à esse caso, mas também a diferenças dos "porquês", do "esta" e "está", "mais" e "mas" e entre tantos outros erros muito comuns na língua portuguesa. Que todo mundo já cometeu alguma vez na vida. 


Como é errando que se aprende, venho através desse novo "quadro" do blog, intitulado como "#FICAADICA", para dar dicas de português, semanalmente (assim espero), em todas as segundas-feiras (para começarmos a semana um pouco mais inteligentes).


Peço aos leitores, que usem os comentários para compartilharem suas dúvidas frequentes da língua portuguesa, assim terei novas ideias para novas postagens no #FICAADICA.


Então aí vamos nós! 




A diferença é muito simples, enquanto a palavra "agente" é um substantivo feminino e masculino que significa: "Pessoa Que trabalha agenciando, intermediando ou atuando efetivamente em negócios, acordos, contratos: agente financeiro." Leia mais em: http://www.dicio.com.br/agente/. A palavra "a gente" é uma locução que equivale, nada mais nada menos, ao pronome "nós", ou seja, um conjunto de pessoas.

Exemplos:

"João é um agente secreto."

"A gente conhece o João."

Assista também ao vídeo do "Dicio":




0 comentários:

Postar um comentário