Você já se pegou pensando se "está" tem acento ou não? Ou porque o corretor não corrige a falta dele? Na hora não nos passa pela cabeça que existem as duas palavras, o "está" e o "esta" (sem acento). As duas palavras estão corretas e existem na nossa língua. Mas contem significados distintos. Para quem sabe a diferença parece óbvio, mas para quem não sabe, a dica a seguir ajudará e muito.

Quantas vezes já nos deparamos com um professor sublinhando nossos erros de português em textos, ou escrevendo corretamente a palavra em cima da que escrevemos errada? O que acontece é que dificilmente esses professores nos explicam a diferença de um para o outro.


Isso não se aplica apenas à esse caso, mas também a vários outros erros muito comuns na língua portuguesa. (Como a diferença do esta para está.) Que todo mundo já cometeu alguma vez na vida. 


Como é errando que se aprende, em todas as segundas-feiras, para começarmos a semana um pouco mais inteligentes, terá dicas de português como essa aqui no blog!


Peço aos leitores, que usem os comentários para compartilharem suas dúvidas frequentes da língua portuguesa, assim terei novas ideias para novas postagens no #FICAADICA.


Então aí vamos nós! 

"Esta" é um pronome demonstrativo feminino e é usado para indicar algo no espaço. O "esta" é usado para objetos que estão próximos de quem fala, caso contrário, deve-se usar outros pronomes demonstrativos femininos, como "essa" ou "aquela". Sua sílaba tônica é o "es" e por ser uma paroxítona (segunda sílaba de trás para frente) terminada em a, não é acentuada. 

Já a palavra "está" é a flexão do verbo "estar" na terceira pessoa do singular no presente (ele/ela está). O verbo “estar” indica estado, condição. Pode sugerir a posição de um ser ou coisa e é neste significado que mais ocorre dúvidas em relação ao pronome “esta”.
A sílaba tônica é o “ta” e, portanto, é uma palavra oxítona terminada em “a”, o que justifica o acento gráfico.

Dica: Para lembrar com mais facilidade o significado de ambas palavras, você pode usar o exemplo acima: "esta", contrário de "essa" e "está" do verbo "estar". Para eu lembrar da diferença entre as duas palavras uso um exemplo meio maluco mas que na minha cabeça faz sentido, "esta" como "this" e "está" como "verbo to be".

Outra coisa que ajudou muito a decorar as diferenças, foi este exemplo onde as duas palavras estão na mesma frase: "Esta cadeira está quebrada."


0 comentários:

Postar um comentário