Informações sobre o livro O Lado Bom da Vida


O livro foi escrito por Matthew Quick. O labo bom da vida (em português), o título original da obra é The silver linings playbook. Traduzido por Alexandre Raposo. Foi publicado pela editora Intrínseca. Em 2008 por Matthew Quick e em 2012 publicado a tradução pela editora Intrínseca, Rio de Janeiro. Com o total de 254 páginas. E 45 capítulos.


Resenha do conteúdo da obra


O livro conta a história de um homem, chamado Pat Peoples, um ex-professor de história com 34 anos, que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses de sua vida naquele “lugar ruim”, mas que na verdade passou quase quatro anos de sua vida lá. Pat não sabe o que fez, mas sabe que sua esposa Nikki quis que eles ficassem um tempo separados. O que resultou nele querer ser uma pessoa gentil, otimista e que tentava ver o lado bom das coisas em todo o lugar. Pat achava que sua vida era um filme reproduzido por Deus, por isso não olhava mais filme algum, a não ser o da própria vida. E para ter um final feliz nesse filme, dependia de uma reconciliação com Nikki. Porém, mal ele sabia que o seu final feliz seria ver sua ex-mulher casada e com dois filhos brincando na neve e ele com uma nova mulher em sua vida, chamada Tiffany que coincidentemente também passou por problemas psicológicos.
Depois de uma temporada em um hospital psiquiátrico, Pat volta a morar com seus pais. Tentando se preparar para a Nikki, começa a ler os livros favoritos de sua esposa, os que ela trabalhava na escola com seus alunos e etc., mas nem sempre ele se sentiu feliz lendo todos esses livros, pois ficava indignado de como sua mulher podia ensinar jovens adolescentes com livros tão deprimentes e tristes, onde os personagens sempre morriam, o que fez ele certo dia ler seu primeiro livro com final feliz, o que o fez ficar um pouco mais contente. Para se tornar novamente o homem dos sonhos de Nikki, Pat malhava todos os dias, corria 17 quilômetros vestindo um saco de lixo para suar mais e desde o tempo separados ele conseguiu perder cerca de 25 quilos, o que o deixará muito entusiasmado!
Pat também é um torcedor fanático do time de futebol americano Eagles e quando se reencontra com o seu irmão ele lhe da uma camiseta oficial do time, o que o deixa muito feliz e agradecido. Pat ficou quatro anos sem olhar nenhum jogo e sem ao menos saber novidades sobre o seu time, então não sabia mais o nome dos jogadores, e nem imaginava que o estádio do seu time tinha sido demolido uns dois anos depois de ele ser internado para ser construído um novo, o que o deixa meio confuso, sem saber se aquilo era realmente verdade ou se era alucinações dos remédios que estava tomando. Seu irmão também o pagava todas as entradas para os jogos dos Eagles e também todos os gastos que teriam lá, Pat reencontrou vários amigos seus e fez muitos novos laços por causa do seu time, porém certo dia acabou agredindo um torcedor de um time oposto, pois tinha amedrontado seu irmão, o que fez ficar furioso e acabar batendo no torcedor. Pat ficou muito perturbado, pois não queria de jeito nenhum voltar para o lugar ruim e queria muito voltar com Nikki e com uma atitude dessa as coisas poderiam acabar mudando, porém nada demais aconteceu.
Ao reencontrar seus velhos amigos, Pat também fica muito confuso, pois todos estão com mudados, diferentes, com famílias e acaba que ele nem conhece mais seus próprios amigos, como também não conhecia mas seu irmão que estava casado e ele mal pode ir a cerimonia. Certo dia um amigo do colegial, foi até sua casa e o convidou para ir jantar na casa dele, Pat mal podia imaginar que aquele jantar poderia mudar sua vida, e para melhor! Nesse jantar ele conhece a irmã da esposa de seu amigo, Tiffany, que por coincidência ela também passou por problemas psicológicos, seu marido era policial e dava palestras para estudantes adolescentes do perigo que era andar de carro embriagado e ele fora morto por um motorista embriagado, quando estava tentando ajudar uma senhora com problemas no carro em um dia que ele e Tiffany tinham brigado, o que a fez se sentir muito culpada pela morte do marido.
Após esse decorrido, todos as manhãs em que Pat saia para correr, Tiffany o seguia, não falava uma palavra, apenas corria atrás dele e quando Pat perguntou porque ela o seguia ela disse que estava o estudando. Certo dia, então, ele decidiu convida-la para jantar, no jantar eles comeram cereal com passas e acabaram saindo mais vezes para comer o mesmo. Certo dia Tiffany disse que poderia entregar cartas dele para Nikki, o que resultou em muitas cartas trocadas de um para o outro. A cada carta que eles se mandavam Pat falava sobre suas melhores, sobre seu amor por ela, sobre o quanto queria a ver, mas Nikki tentava o convencer que era hora dele dizer adeus, que eles nunca mais poderiam se ver e nem mesmo voltar a ficar juntos pois ela não queira e estava casada com o homem que ela trairá Pat.
Mesmo assim Pat Peoples uma pessoa muito experiente em filmes, resolveu enviar uma carta para Nikki querendo a encontrar no dia de Natal, no lugar onde ele a pedira em casamento e mesmo ela não concordando, quando chegou o dia ele foi até lá com a esperança de encontrá-la, porém chegando lá ele encontrou Tiffany e ele o contou que todo aquele tempo ela mesmo que tinha escrito as cartas, que nunca tinha entrado em contato com Nikki, mas que tudo aquilo sobre ela tinha sido verdade e que ela fez tudo aquilo, pois estava apaixonada por ele e queria faze-lo se esquecer de sua ex-mulher.
Dias depois Pat foi até sua antiga casa, onde morava com Nikki, e a viu com sua nova família brincando na neve, ele chegou à conclusão de aquele seria o final feliz do seu próprio filme, o final ao qual ele tanto queria ter perto de Nikki, mas não pode. Depois disso encontrou Tiffany, eles se deitaram no chão para apreciar as nuvens e ver como o céu estava naquele dia pois ele tinha ganhado um livro sobre as nuvens de Tiffany já que ela sabia o seu amor pelo céu! Esse foi o lado bom das coisas na vida de Pat e esse foi o final feliz de sua vida reproduzida por Deus!


0 comentários:

Postar um comentário