O trabalho artístico é importante para que as crianças pequenas aprendam a explorar o mundo a sua volta.
As ferramentas na educação infantil são, por exemplo, lápis, canetas, pincéis, tesouras, carimbos, serrilhas, martelo, alicate e gravetos. O giz, o carvão e o lápis de cera são tanto instrumentos como substâncias. O uso de instrumentos no início da atividade artística é difícil para a criança, mas com o uso frequente e contínuo, ela passa a conhecê-los e dominá-los. O importante é termos paciência e respeitarmos o ritmo e o tempo de desenvolvimento de cada uma, auxiliando sempre que tiverem dificuldade no manejo de alguma ferramenta, perguntando o que elas querem, pedindo que digam o que a professora precisa fazer, mas nunca fazendo o trabalho no lugar do aluno. As tesouras também são instrumentos e interferem nas superfícies cortando-as. Em geral, somente após os três anos de idade é que as crianças conseguem movimentar a tesoura com uma mão só, o que não significa que crianças menores sejam privadas de seu uso. As crianças gostam de usar as tesouras para retirar pedaços de caixas, picotar elementos ou ainda apenas para brincar. O movimento da tesoura já é uma atração em si e sua forma sugere olhos, pernas ou mesmo uma boca que abre e fecha. As primeiras atividades devem sempre ser com os dedos e com as mãos: Pintura a dedo, modelagem, colar com o dedo, desenho com os dedos na areia ou em farinha, carimbo das mãos. Quanto mais coisas puderem ser oferecidas para os alunos aplicarem ou não sobre os seus trabalhos, maiores serão suas possibilidades no processo criativo.
Muitas vezes a criança tem necessidade de colocar seu corpo na atividade expressiva. As roupas das crianças dificilmente ficam limpas após um trabalho artístico principalmente quando utilizamos substâncias. Então o ideal é que a criança possua algumas roupas que possa manchar um "uniforme para artes", em relação ao qual se sinta confortável e despreocupada.
A criança deverá ter um espaço para a arte e esse espaço deverá ser respeitado. A organização correta desse espaço é fundamental para que a criança situa-se em relação ao seu espaço de trabalho. Uma criança não aprende a se organizar se seu espaço e seus materiais não estiverem organizados. A criança desde cedo pode ser incentivada na preservação do patrimônio e na racionalização dos recursos.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário